A nossa escola está a dinamizar uma actividade " Exposição Amadeo de Souza - Cardoso" que se prende com a figura mais ilustre da nossa terra. Amadeo de Souza - Cardoso nasceu em Manhufe, freguesia Mancelos - Amarante a 14 de Novembro de 1887 morre em Espinho, vítima de pneumónica em Outubro de 1918.
Oriundo de uma família abastada começa por frequentar o curso de Direito por influências familiares, no entanto a sua verdadeira paixão era o desenho e a pintura, daí que tenha desistido do curso e começado a frequentar o curso de arquitectura da Academia de Belas Artes de Lisboa(1905).
Uma nova etapa da sua vida começa quando vai viver para Paris(1906), que fervilhava de artistas que davam os primeiros passos em novas correntes artísticas. Apesar de nunca ter gostado que o ligassem a determinada corrente artística, o seu percurso vai desde o impressionismo, ao cubismo e futurismo. Apesar de uma morte prematura deixou obra que o imortalizou como um dos mais geniais artistas do modernismo português.
quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010
Subscrever:
Comentários (Atom)